Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
 
 
gasi_logo GASI - Grupo de Automação e Sistemas Integráveis
 
GASI
Regimento

Regimento dos usuários do laboratório do GASI 

Disciplina o uso do espaço, equipamentos e estruturas comuns do laboratório do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI) por todos os seus usuários. Entende-se por usuário o conjunto de todos os alunos de graduação, pós-graduação, iniciação científica, técnicos, docentes, prestadores de serviço ou quaisquer outras pessoas que façam uso do mesmo com autorização de docente do grupo.

DOS PAPÉIS ADMINISTRATIVOS

 

São papéis e responsabilidades exercidos por usuários na administração do laboratório:

  • Coordenador do grupo: docente chefe do grupo de pesquisa, responsável por todas as políticas no espaço do laboratório. O Coordenador será auxiliado por um docente vice-coordenador e pelos demais docentes do grupo ou docentes colaboradores.

  • Supervisor Geral: responsável por supervisionar a situação do laboratório de modo a manter a organização e a limpeza;  Informar a necessidade de manutenção e compra de materiais; Reportar ao coordenador do grupo falhas de conduta de usuários e outros eventos atípicos.

  • Almoxarife: responsável pela supervisão, verificação, empréstimo, recebimento e guarda dos equipamentos e materiais disponíveis no almoxarifado do grupo, bem como manter estrito controle da quantidade de itens em estoque e a relação dos bens requisitados por cada usuário.

  • Supervisor de Informática: responsável por gerir e atualizar as informações do website; Responsável por supervisionar a situação das redes de acesso a internet e informar ao coordenador solicitações e problemas de funcionamento; Responsável por notificar a falha de conduta na utilização da internet (acesso de informações inadequadas não relacionadas com trabalho de pesquisa ou projetos, instalações de equipamentos ou softwares não autorizados, etc.).

 

DOS DEVERES E DIREITOS DO USUÁRIO DO GASI

  • Utilizar as dependências comuns do laboratório, os equipamentos e componentes a ele designados para finalidade exclusiva do desenvolvimento de sua atividade acadêmica, conforme orientação de docente do grupo;

  • Ocupar uma bancada a ele designada (em caráter permanente) ou bancadas rotativas (em caráter temporário) para o desenvolvimento de sua atividade acadêmica, assumindo responsabilidade pela mesma durante o período de sua ocupação;

    a.   O usuário deverá realizar a limpeza de sua bancada de trabalho diariamente antes do início de seu trabalho, e ao término do mesmo, deixando a bancada totalmente livre e desimpedida ao final do dia, sem que sobre ela permaneça qualquer utensílio pessoal ou experimental.

    b.   Sobre a bancada deverão estar presentes durante os trabalhos apenas os materiais necessários e suficientes para a execução das atividades do dia. Pertences pessoais, livros e materiais não essenciais no dia corrente deverão ser guardados em guarda-volumes externos;

    c.   Ao retirar-se do laboratório o usuário deve verificar cuidadosamente se todos os equipamentos, bancadas e painéis utilizados foram desligados.

  • Utilizar vestuário apropriado para o acesso às dependências do laboratório.

    a.   É vedado o uso de shorts e saias, chinelos e sandálias, bem como qualquer outra vestimenta ou calçado que exponha membros inferiores ao eventual risco de choque elétrico e contato com objetos cortantes ou aquecidos.

    b.   É vedado o uso de cordões metálicos, relógios, anéis, aliança ou qualquer outro tipo de acessório que possa representar risco de choque elétrico ou dano físico.

    c.   Devido aos equipamentos elétricos e/ou máquinas e equipamentos girantes, o usuário portador de cabelos longos deve obrigatoriamente mantê-los presos durante permanência no laboratório.

  • É vedado ao usuário subtrair do almoxarifado qualquer equipamento ou material, de consumo ou permanente, sem a anuência do almoxarife, bem como utilizar-se de equipamento ou material designado a outro usuário sem o conhecimento do mesmo.

    a.   Os usuários deverão requerer ao almoxarife, com a devida antecedência, os materiais e componentes necessários para suas atividades;

    b.   Os materiais permanecerão sob a guarda e responsabilidade do usuário solicitante até seu retorno ao almoxarifado em perfeitas condições de funcionamento;

    c.   A retirada de material do laboratório para uso externo será feita por meio de formulário específico. O material permanecerá sob a guarda e responsabilidade do usuário solicitante até seu efetivo retorno ao laboratório, cabendo a ele o zelo pelo mesmo no local de destino.


  • É proibido o porte ou consumo de alimentos e bebidas nas dependências do laboratório;

  • O usuário deverá realizar suas atividades com o maior silêncio possível, particularmente buscando evitar ruídos desnecessários (musicas, sons, algazarra, tumulto, etc.);

  • Fica o usuário obrigado a reportar ao Supervisor Geral ou ao Coordenador do grupo, sob pena de conivência:

    a.   Todo e qualquer problema ou defeito, causado por si ou por outro, em equipamentos ou itens do laboratório;

    b.   Toda e qualquer situação atípica referente ao laboratório ou à conduta de usuários;

    c.   A entrada de qualquer pessoa não autorizada nas dependências do laboratório.


  • É expressamente vedada a entrada no laboratório de pessoas não autorizadas, cabendo aos usuários presentes a verificação, sob pena de conivência, da identidade de qualquer estranho presente no laboratório, bem como impedir sua entrada se cabível.

  • É dever de todo usuário orientar outros usuários – especialmente mais novos – sobre a utilização correta de todo e qualquer equipamento, bem como quanto à observação de procedimentos e normas de segurança, visando evitar danos a equipamentos e/ou riscos aos usuários.


DAS PENALIDADES


  • Os usuários que infringirem o presente regimento ficarão sujeitos às penalidades abaixo relacionadas, atribuídas pelo Coordenador do Grupo:

    • Suspensão definitiva ou temporária do direito de uso de bancada;

    • Suspensão definitiva ou temporária do laboratório;

    • Exclusão do laboratório.

 

As penalidades aqui apresentadas não eximem o usuário da necessidade de reposição de materiais ou equipamentos danificados, bem como não o eximem de punições de outra natureza no âmbito da universidade. 

Este regimento entra em vigor na data de sua publicação.

  

Sorocaba, 07 de agosto de 2012.