Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
 
 
gasi_logo GASI - Grupo de Automação e Sistemas Integráveis
 
GASI
Notícias
»1   2   3   
Inscrições para a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - 1o Semestre de 2016

Estão abertas as inscrições para os programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica da FEB/UNESP, o qual também é oferecido no Campus de Sorocaba através do sistema de védeo conferência e com orientadores do Campus.

http://www4.feb.unesp.br/posgrad_elet/index.php
publicado em: 21/10/2015, as 16:29:50
Inscrições para a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - 2o Semestre de 2015

Estão abertas as inscrições para os programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica da FEB/UNESP, o qual também é oferecido no Campus de Sorocaba através do sistema de vídeo conferência e com orientadores do Campus. 

publicado em: 11/05/2015, as 22:35:07
Inscrições para a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - 1o Semestre de 2015

Comunicamos aos interessados que estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.

Detalhes podem ser encontrados em: http://www.feb.unesp.br/posgrad_elet/editais.php

Inscrições de 21/10 à 21/11/2014

publicado em: 27/10/2014, as 20:04:14
Docentes e alunos do GASI participam de Seminário da Pós-Graduação da FEB

Docentes e alunos do GASI participaram no dia 14/10/14 de apresentações de posteres e seções orais no IV Seminário do Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEB/UNESP, em Bauru. O seminário teve início com uma apresentação da Dra. Doriana M. D´Addona, da Universidade de Nápoles (Itália), sobre o uso de Sensores e Técnicas Inteligentes para Melhoria de Processos. Em seguida, todos os alunos do programa colocaram seus projetos para discussão nas seções técnicas do seminário.

publicado em: 15/10/2014, as 16:08:42
GASI coordena proposta encaminhada à CAPES para novo Programa de Pós-Graduação

Foi encaminhada à CAPES no mês de agosto de 2014, a proposta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação, Energia e Cibernética. Se aprovado, o novo programa deve ter início em 2015 e ser sediado em Sorocaba. A proposta conta com diversos pesquisadores do GASI, além de colaboradores do Campus de São João da Boa Vista, da Poli/USP e da Universidade de Calgary no Canadá.

publicado em: 15/08/2014, as 23:56:53
Inscrições abertas para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica - 1º semestre de 2014

Estão abertas, no período de 30/10 à 27/11/2013, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, para alunos REGULARES e ESPECIAIS, curso de Mestrado, da Faculdade de Engenharia de Bauru – UNESP, para o preenchimento de 22 (vinte e duas) vagas para alunos regulares. As vagas para alunos especiais devem ser definidas a partir do número de alunos regulares matriculados nas disciplinas respeitando o número máximo de alunos por disciplina.

Destaca-se que interessados de Sorocaba e região, após aprovação no processo seletivo, poderão optar pela orientação de professores do Campus de Sorocaba e também, poderão cursar as disciplinas oferecidas presencialmente ou através de video-conferência em Sorocaba.

Detalhes adicionais podem ser encontrados em: http://www.feb.unesp.br/posgrad_elet/editais.php

publicado em: 30/10/2013, as 17:57:42
Professor do GASI é indicado membro de comitê da ABCM

O Prof. Dr. Átila Madureira Bueno, docente do curso de Engenharia de Controle e Automação, desde de 03/out/2013 atua como membro do "Comitê de Fenômenos Não-Lineares e Caóticos" (http://www.abcm.org.br/comites-tecnicos/comite-de-fenomenos-nao-lineares-e-caoticos) da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) (http://www.abcm.org.br). Também fazem parte desse comitê os docentes da UNESP: Prof. Tit. Dr. José Manoel Balthazar (IGCE - Rio Claro) e o Prof. Dr. Bento Rodrigues Pontes (FEB - Bauru). 

O comitê, criado em 1993 e renomeado para a atual denominação em 1997, é associado à área de "Fenômenos Não-Lineares em Engenharia", e responsável pela organização de diversos eventos, entre eles o "International Conferences on Nonlinear Dynamics, Chaos, Control and Their Applciations in Engineering Sciences (ICONNE)" e o "The National Conference on Nonlinear Dynamics, Chaos, Control and Their Applications in Engineering Sciences (DINCON)".

Uma das mais relevantes missões do comitê reside na identificação de oportunidades profissionais, ajudando a formatar o futuro da ciência no Brasil, tornando-a uma atividade atrativa para os jovens.

Neste ano, o comitê atuará na organização do simpósio "Nonlinear Phenomena" do International Congress of Mechanical Engineering - COBEM 2013, a se realizar em Ribeirão Preto, de 3 a 7 de novembro (http://www.cobem2013.com.br).

Além da organização de eventos o Comitê de Fenômenos Não-Lineares e Caóticos tem como objetivo agir:

No estabelecimento de conexões entre indivíduos e organizações engajadas no trabalho científico nas áreas relacionadas à Engenharia Mecânica;

Na coleta e disseminação de toda informação relacionada a Dinâmica não-linear, caos, controle e suas aplicações em Ciência da Engenharia;

Na organização de cursos em Dinâmica não-linear, caos, controle e suas aplicações em Ciência da Engenharia direcionados a estudantes de graduação e pós-graduação por todo o Brasil.

publicado em: 04/10/2013, as 18:29:24
GASI Instala Primeiro Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica

O Grupo de Automação e Sistemas Integráveis – GASI informa a comunidade que está em operação o primeiro Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica interligado à rede de energia elétrica do Campus da UNESP/Sorocaba.

Esta iniciativa insere o GASI e o Campus de Sorocaba/UNESP no Programa Projeto UNESP Sustentável, o qual tem por objetivos o desenvolvimento de políticas e iniciativas pautadas no uso racional de recursos naturais e na manutenção e preservação ambiental, bem como adequação às legislações pertinentes.

O sistema de geração possui capacidade de até 10kWh proveniente de 9 diferentes módulos fotovoltaicos instalados no telhado do laboratório do GASI e é interligado a rede elétrica do campus.

Além dos benefícios sustentáveis o sistema objetiva o estudo e o aprimoramento de pesquisas em microrredes inteligentes de energia com controle local e distribuído.

A implantação deste sistema de geração somente foi possível devido a aprovação de projetos e financiamentos com a Fapesp (Processos 11/05488-6; 11/01006-7) e com a UNESP por meio do Edital 10/2012-PROPE do programa primeiros projetos pelo Coordenador dos projetos Prof. Dr. Helmo Kelis Morales Paredes.

Informações adicionais em: http://www.sorocaba.unesp.br/#!/noticia/485/novidades-no-campus-concretizadas-pelo-gasi-/


publicado em: 30/08/2013, as 20:47:44
Professor do GASI aprova projeto FAPESP na área de microrredes inteligentes de baixa tensão

O projeto intitulado “Estudo de técnicas de controle localizado e/ou cooperativo para microrredes inteligentes de baixa tensão”, coordenado pelo Prof. Helmo Kelis Morales Paredes, foi aprovado pela FAPESP em sua modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa.

Este projeto de pesquisa propõe o estudo de um sistema de gerenciamento de energia (SGE) para microrredes de baixa tensão, com o objetivo de otimizar a produção e o consumo de energia local e/ou distribuído. A microrrede poderá ser composta por várias unidades de geração, por exemplo, geradores fotovoltaicos e/ou micro turbinas eólicas, as quais incluem uma interface de potência chaveada, responsável pelo controle do fluxo de energia entre a microrrede e a rede principal. Tal interface (inversor) também poderá ser ajustada com finalidades de melhorar a estabilidade de tensão, garantir a qualidade da energia elétrica (QEE), bem como para elevar a eficiência da microrrede.


publicado em: 01/08/2013, as 13:55:17
Professor do GASI aprova projeto FAPESP na área de sincronismo de osciladores e aplicações em engenharia

O projeto intitulado “Sincronismo de osciladores e suas aplicações em ciência da engenharia”, coordenado pelo Prof. Atila Madureira Bueno, foi aprovado pela FAPESP em sua modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa.

Tal projeto propõe: i) o desenvolvimento de modelos matemáticos de redes complexas de PLLs, incluido PLLs híbridos e digitais e a análise do comportamento dinâmico das redes, ii) o estudo e projeto de algoritmos de controle que garantam a estabilidade do sincronismo das redes de distribuição de sinais de relógios. Da mesma forma, como as malhas de sincronismo possuem diversas aplicações em Engenharia propõe-se também iii) o estudo de aplicações das malhas de sincronismo em problemas de modelagem do comportamentos complexos como da WWW, de sistemas de distribuição de energia, ou seja, processos modeláveis por um grande número de nós interconectados, e iv) o estudo da aplicação das malhas de sincronismo a sistemas de controle sujeito a vibrações mecânicas, como no caso do AFM e de servomecanismos.


publicado em: 01/06/2013, as 13:51:06
Professor do GASI aprova projeto FAPESP na área de escoamentos turbulentos com fluidos viscoelásticos

O projeto intitulado “Desenvolvimento de modelos RANS para geometrias complexas em escoamentos turbulentos com fluidos viscoelásticos”, coordenado pelo Prof. Pedro Miguel Rebelo Resende, foi aprovado pela FAPESP em sua modalidade de Auxílio Regular à Pesquisa.

O projeto pretende expandir os modelos turbulentos à geometrias mais complexas, em escoamentos turbulentos com recirculação usando fluidos viscoelásticos com diferentes graus de redução de arrasto. Apesar dos avanços em simulação numérica da dinâmica do escoamento turbulento com fluidos viscoelásticos, estes tipos de modelos ainda não foram testados para prever o comportamento viscoelástico em geometrias complexas, necessárias para o projeto de sistemas térmicos.


publicado em: 01/05/2013, as 14:41:46
Pesquisadores do GASI embarcam para estágio de um ano na Itália

Os doutorandos Eduardo Verri Liberado e Wesley Angelino de Souza, ambos co-orientados pelo Prof. Fernando Pinhabel Marafão, embarcam no mês de março para um estágio de pesquisa de um ano (doutorado sanduiche) na Universidade de Padova (Itália).

A ida dos doutorandos faz parte de um intenso programa de colaboração que tem sido realizado com os pesquisadores da universidade italiana, sobre a coordenação do Prof. Paolo Tenti. 


publicado em: 01/03/2013, as 15:05:30
Professor do GASI aprova projeto FAPESP para financiamento de estágio de pesquisa no exterior

O projeto intitulado “Sistemas inteligentes distribuídos autônomos de energia”, coordenado pelo Prof. Fernando Pinhabel Marafão, foi aprovado pela FAPESP em sua modalidade de Bolsa de Pesquisa no exterior e fomentará sua estadia na Colorado School of Mines, EUA, durante o período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014.

publicado em: 01/02/2013, as 14:03:17
Mestrando do GASI defente a 1a dissertação de mestrado em Eng. Elétrica no Campus de Sorocaba

No dia 29/01/2013, o mestrando Danilo Iglesias Brandão, orientado pelo Prof. Fernando Pinhabel Marafão, defendeu a primeira dissertação de mestrado em Engenharia Elétrica no Campus de Sorocaba.

Dissertações anteriores, orientadas por docentes do GASI, haviam sido defendidas no Campus de Bauru, sede do programa de mestrado.

O trabalho defendido por Danilo teve o título "Sistema de geração fotovoltaico multifuncional" e a banca foi composta pelos professores doutores José Antenor Pomílio (UNICAMP) e Marcelo Godoy Simões (Colorado School of Mines, EUA), além do orientador.


publicado em: 29/01/2013, as 20:55:56
Mais três docentes do GASI são cadastrados no Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEB/UNESP

Os docentes Helmo Kelis Morales Paredes, Eduardo Paciência Godoy e Marcelo Gradela Villalva foram cadastrados no Programa de Mestrado em Eng. Elétrica da FEB. A partir de março de 2013 eles iniciarão o oferecimento de disciplinas e orientação de alunos regulares no programa.

Com este credenciamento, agora o GASI conta com seis docentes participando do referido programa, uma vez que os professores Fernando Pinhabel Marafão, Paulo José Amaral Serni e Flávio Alessandro Serrão Gonçalves já participavam do grupo.

Tais credenciamentos e a participação destes docentes no programa é fruto de intensa colaboração com a FEB/UNESP, o que tem possibilitado a oferta de disciplinas e orientação de alunos na área, no Campus de Sorocaba.

publicado em: 05/01/2013, as 20:47:39
Notícias recentes
 
Notícias GASI   Toda a Unesp Sorocaba   Toda a Unesp