Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
 
 
gasi_logo GASI - Grupo de Automação e Sistemas Integráveis
 
GASI
Eventos
Workshop sobre Smartgrids e Teoria de Potência Conservativa

Em agosto de 2012, o GASI recebeu a visita dos Profs. Paolo Tenti e Giorgio Spiazzi, do Departamento de Engenharia da Informação (DEI), da Universidade de Pádua (UNIPD), Itália.

A vinda do Prof. Tenti foi fomentada pela UNESP, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, e complementada pela FAPESP através do Programa de Auxílio à Vinda de Pesquisador Visitante. O auxílio da FAPESP foi solicitado em cooperação com a FEEC/UNICAMP.

A vinda ao Brasil do Prof. Spiazzi foi fomentada pela FEEC/UNICAMP e sua visita ao Campus de Sorocaba é resultado de colaborações com a FEEC e com o DEI.

Dentre várias atividades realizadas, foi programado um Workshop sobre a Redes Inteligentes de Energia e a Teoria de Potência Conservativa, com a realização dos seguintes seminários:

20/8, às 14 horas: Seminário TPC-1 - Teoria de Potência Conservativa: que apresentou as definições e conceitos básicos relacionados à TPC e sua utilização para a análise e controle de circuitos elátricos sob condições não ideais (Prof. P. Tenti);

21/8, às 9 horas: Seminário TPC-2 - Aplicações da Teoria de Potência Conservativa: que abordou propostas e resultados recentes relacionados à atribuição de responsabilidades, em termos de tarifação de energia e monitoração de distúrbios de qualidade de energia, com foco para microrredes inteligentes de energia (Profs. P. Tenti, F. P. Maraf?o, H. K. M. Paredes);

22/8, às 9 horas: Seminário SG-1 - Microrredes Inteligentes de Energia (propriedades, tendâncias e controle de fontes de energia): que abordou as propostas e resultados recentes do DEI/UNIPD em assuntos relacionados às redes inteligentes de energia, bem como a estrutura do laboratório do DEI - Parte 1/2 (Prof. P. Tenti);

22/8, às 14 horas: Seminário SG-2 - Microrredes Inteligentes de Energia (propriedades, tendâncias e controle de fontes de energia): que abordou as propostas e resultados recentes do DEI/UNIPD em assuntos relacionados às redes inteligentes de energia, bem como a estrutura do laboratório do DEI - Parte 2/2 (Dr. Costabeber, Prof. P. Tenti);

23/08, às 14 horas: Seminario - Analise de Conversores Bidirecionais para o Carregamento de Baterias: que abordou a proposta de metodologia de análise de diversas topologias de conversores para carregamento de baterias (Prof. G. Spiazzi).

Os seminarios também tiveram a participação do Dr. Alessandro Costabeber, pesquisador do DEI/UNIPD, quem ficará no Campus de Sorocaba atá o final de outubro de 2012, atravás de fomento da FAPESP e PROPe, colaborando em temas relacionados ao Controle de Redes Inteligentes de Energia.

Os seminários tiveram duração de aproximadamente 3 horas e foram transmitidos através do sistema de védeo conferência da UNESP, contanto com a presença de alunos de graduação e pós-graduação dos campi de Sorocaba, Bauru e Poli/USP.

As discussões geradas durante os seminarios foram bastante motivadoras e certamente, contribuíram para os estudos das comunidades interna e externa ao GASI e ao Programa de Mestrado em Engenharia Elétrica da FEB/UNESP.

Informações adicionais sobre os trabalhos de pesquisa do DEI/UNIPD, na área de Redes Inteligentes de Energia, podem ser encontrados em http://smartgrid.dei.unipd.it/.


UNESP - Campus de Sorocaba
20/08/2012 a 23/08/2012
fotos    

 

voltar
Voltar